[Tutorial] Dicas para fazer uma boa promo.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Tutorial] Dicas para fazer uma boa promo.

Mensagem por Jonathan Coachman em Qua Dez 23, 2009 10:36 pm

Dicas para uma boa promo (Role-play)

O histórico e tradicional método de desenvolvimento do seu e-wrestler atraves do uso de palavras descritivas, trash talk, ou cenário.

O principal objectivo do role-playing numa E-Fed é de desenvolver a vossa 'persona' (personagem). O Role-Playing é avaliado por tantos critérios em diferentes aspectos, que não existe uma única forma de ser bem sucedido. Mas as próximas linhas irão mostrar o básico para atingir o sucesso.

A promo, divide-se em 5 partes.

Opener - Definições, cenário e arredores. Introdução aos principais personagens. Isto será o que te pode construir ou destruir. Fá-lo de modo interessante e tem a certeza que os leitores conseguem consegue ter uma imagem visual.

Set Up - Introdução para apoiar as personagens no resto da Promo.

Main Event - Será a promo ou a actividade em si. Isto chama-se a carne da roleplay. Seria o corpo se isto fosse um humano. As principais acções. Podem perder os vossos leitores se isto não for interessante.

Wrap up - Onde se começa o fim da Promo. Não arrastem a vossa promo outra e outra vez até alguem se deixar de dormir, começem a embrulhar a promo para o fim.

Pay Off - Final Feliz? Final Infeliz? Desligas a câmara e bazas? Tem a certeza que acabas a promo.

Certifica-te que a tua promo tem um principio e um fim de qualquer modo. "Continua..." começa a tornar-se aborrecido. Podem é fazer "A parte 2 está a caminho!". O fim deverá ser uma recompensa para os leitores, logo tem de terminar da melhor maneira possivel.

As palavras finais numa típica roleplay são: "A camara faz fade out", "Fim", "A imagem fica toda a preto", etc.

Tipos de Promos

Promo no ringue - Este sem dúvidas é o metodo mais popular para se fazer uma roleplay. Muito simples, colocas o teu e-wrestler dentro de um ringue durante um show e basicamente utilizas alguma "trash talk" contra o teu oponente. Isto pode ser comparado as segmentos de 20 minutos da RAW com o HHH, Vince McMahon, etc. É uma boa maneira de utilizar uma psicologia na VIDA REAL contudo no e-wrestling é um pouco diferente. In-Ring Promos podem ser bastante secantes para um e-wrestler veterano. Todos os Gm's que têm experiencia não gostam das mesmas. (e eu sou um GM experiente)

Entrevista - Simples, isto é onde colocas o teu e-wrestler numa entrevista pre-match, utilizas um entrevistador do staff, este faz-te perguntas sobre o combate as quais tu respondes. Maior parte dos rookies utilizam-nas a toda agora, contudo os e-wrestler's experientes so as utilizam para segmentos no show. Por outras palavras, enviam-nas ao gm para as utilizar no show.

Shoot Promo - O meu estilo favorito de promos, estás frente a uma câmara, falas de ti, falas do teu combate, falas do que for. Tens é de estar certo que o que dizes faz sentido, senão não te vale de nada escrever. Aqui descreves as tuas emoções, descreves a tua realidade. Dá para desenvolveres a personagem e dá para atacares (com os teus argumentos) o adversário e consequentemente dar hype ao combate.

Desenvolvimento de Personagem - Os veteranos vivem deste modo. Pode levar desde a criatividade a um nível viciante. Podes fazer qualquer coisa, em qualquer lado e teres o teu e-wrestler em qualquer situação que conta a história sobre aquilo que a tua personagem é. O estranho mas lindo é que normalmente nada tem a ver com o combate. Estas apenas servem para desenvolver o wrestler para um ser humano realistico. Tambem se pode mencionar o combate, contudo não muito.

Regras

Escrita e Pontuação - Escrevam correctamente, coloquem sempre tudo o mais correcto não escrevam como aqui nestes exemplos:

"hoje a noite voute vencer dentro deste ring seu palhaco"

"Hoje á note, vou-te vecer dentro deste riing, seupalhaço"


Não façam o vosso wrestler parecer uma criança - Se o vosso wreslter parecer um miúdo de 13 anos, não vai ter muitas hipoteses de vencer. Vejam WWF e WCW, os wrestler's nunca juram e se assim o fazem, é editado. Contudo, quantos são os wrestlers que dizem "cona", "pila"? Não muitos. Maus exemplos "este palhaço tem bafo de cona"! Isto pareceu-me completamente estúpido. Cresçam e não falem desta maneira, porque os wrestler's nunca o fariam. Comigo isto da direito a "job".

Não falem como um smart - Se voces assistirem á WWE, nunca ouvirão nenhum wrestler a mencionar a palavra, "jobber" ou até mesmo "push". E eu já vejo wrestling à muitos anos. Logo não o façam. Mau Exemplo.

"Eu vou derrotar-te! Tu não passas de um jobber dentro desta companhia! Eu é que mereço ser pushado!"

Escrevam em parágrafos - Naõ juntem tudo num só paragrafo. É mais dificil de ler e não parece muito bom. Escrevam em multiplos paragrafos, isto vai decerto ajudar-vos. Mau exemplo:

Mau Promeur: Blah blah blah blah blah blah. Blah blah blah blah Blah blah blah blah blah blah. Blah blah blah blah blah blah. Blah blah blah blah blah blah. Blah blah blah blah blah blah. Blah blah blah blah blah blah. Blah blah blah blah blah blah. Blah blah blah blah blah blah. Blah blah blah blah blah blah. Blah blah blah blah blah blah. Blah blah blah blah blah blah. Blah blah blah blah blah blah. Blah blah
blah blah bah blah. Blah blah blah blah blah blah. Blah blah blah blah blah blah. Blah blah blah blah blah blah. Blah blah blah blah blah blah. Blah blah blah blah blah blah. Blah blah blah blah blah blah. Blah blah blah blah blah blah. Blah blah blah blah blah blah. Blah blah blah blah blah blah. Blah blah blah blah blah blah. Blah blah blah blah
blah blah. Blah blah blah blah blah blah. Blah blah blah blah blah blah. Blah blah blah blah blah blah. Blah blah blah blah blah blah. Blah blah blah blah blah blah. Blah blah blah blah blah blah. Blah blah blah blah blah blah. Blah blah blah blah blah blah. Blah blah blah blah blah blah. Blah blah blah blah blah blah. Blah blah blah blah blah
blah. Blah blah blah blah blah blah. Blah blah blah blah blah blah. Blah blah blah blah blah blah. Blah blah blah blah blah blah. Blah blah blah blah blah blah. Blah blah blah blah blah blah. Blah blah blah blah blah blah. Blah blah blah blah blah blah. Blah blah blah blah blah blah. Blah blah blah blah blah blah. Blah blah blah blah blah blah.
Blah blah blah blah blah blah.

Não alarguem demasiado a Promo - Vocês não precisam de escrever um testamento em todas as rp's. Torna-se aborrecido para vocês e para o leitor e vai ser obvio que tu só estás a tentar fazer um testamento. Façam as vossas promos serem interessantes e certifiquem-se que as mesmas têm qualidade, isso é o mais importante. Mas tambem não escrevam pouco, porque em 3 frases não conseguem fazer nada. Muito grande ou muito pequena torna-se aborrecido e despropositado, é apenas uma perda de tempo. A não ser que seja uma promo para desenvolver a char e não conseguem passar a mensagem em menos, aí não há problema.

Sejam Descritivos - Descrevam o que o wrestler tem vestido, como ele age, o que ele está a fazer. Sejam muito descritivos para o leitor possa ter uma imagem visual.

Espero que tenham gostado e aprendido algo mais.

Créditos: Prophet
avatar
Jonathan Coachman
Admin

Mensagens : 110
Data de inscrição : 23/12/2009
Localização : Curvas da Monheca

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Tutorial] Dicas para fazer uma boa promo.

Mensagem por Raixon em Dom Jan 10, 2010 4:49 am

Isto ajuda muito mesmo, algumas coisas já sabia, mas mesmo assim o que me falta as vezes é emaginação e não consigo tornar-me um grande promeur xD

Leiam isto que ajuda muito pessoal Wink
avatar
Raixon
Recém Chegado

Mensagens : 99
Data de inscrição : 06/01/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum